Total de visualizações de página

domingo, 24 de abril de 2011

Coordenação motora da criança

            Uma das questões que você deve prestar atenção no desenvolvimento da criança é a coordenação motora. Ela nada mais é do que a capacidade do cérebro  em equilibrar o corpo e coordenar os movimentos para que os músculos e as articulações atendam as necessidades de locomoção da criança. Podemos ver se a criança está com boa coordenação motora verificando a agilidade, velocidade e a energia que ela demonstra.
            Caso a criança não apresente a coordenação motora esperada, você pode recorrer a profissionais que irão realizar atividades para estimular a coordenação e melhorar o desenvolvimento da criança. Uma das atividades usadas para melhorar a coordenação motora são atividades físicas, já que faz com que a criança tenha o cérebro estimulado para que assim ela tenha capacidade de se equilibrar quando fizer algum movimento.

De tão importante que ela é, a coordenação motora é dividida em três categorias que são:

- Coordenação motora geral
- Coordenação motora fina
- Coordenação motora específica

      É muito importante que você saiba diferenciar uma da outra e assim poder ver o desenvolvimento da criança, se está ou não de acordo. A coordenação motora geral nada mais é do que a capacidade que as pessoas têm de usar os músculos esqueléticos da melhor maneira possível. Esse tipo de coordenação motora faz com que os adultos e as crianças consigam dominar o próprio corpo e assim controlar todos os movimentos, até os mais rudes. A coordenação motora geral é essencial para que as pessoas andem, rastejem, pulem e outros exercícios da mesma espécie.
       Já a coordenação motora específica permite que as pessoas e as crianças possam controlar os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de atividade, por exemplo, chutar uma bola, o corpo precisa de uma determinada coordenação motora, para jogar basquete, uma coordenação motora diferente e por aí vai.
       E por fim, a coordenação motora fina é responsável pela capacidade que nós temos de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que estão no nosso corpo para que assim eles produzam movimentos mais delicados e bem mais específicos que os outros tipos de coordenação motora. A coordenação motora fina é usada quando vamos costurar, escrever, recortar algo, acertar um alvo (não importa qual o tamanho) ou até mesmo para digitar; tudo isso é obra da coordenação motora fina.
        Para que a coordenação motora funcione de forma satisfatória, o canal de entrada e saída do corpo chamado de input e output respectivamente deve estar em perfeita sintonia e funcionando perfeitamente. A criança recebe o estímulo que entra pelo canal input e assim é trabalhado pelo cérebro até que ele mande um comando para o corpo que será executado pelo canal output.
      Há vários profissionais que  podem ajudar a melhorar a coordenação motora, como: o Pediatra, o Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional e até mesmo um Fisioterapeuta, somente se a dificuldade for em relação à coordenação motora geral (movimentos).


                               



Escrever

                                   


Fazer o movimento do lápis na massinha caseira . Desenhar ou escrever letras do nome.                           

                               



Pegar objetos pequenos com uso da colher e colocar na caixa de ovo,criança canhota.

                                  




Pular corda


Um comentário: