Total de visualizações de página

sábado, 9 de abril de 2011

O que é Terapia Ocupacional????


      A Terapia Ocupacional é um “campo de conhecimento e de intervenção em saúde, na educação e na esfera social que reúne tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia de indivíduos que apresentam, por razões ligadas a problemáticas específicas (cognitivas, físicas, sensoriais, psicológicas, mentais e sociais), temporária ou definitivamente, dificuldades na inserção à participação na vida social. As intervenções dimensionam-se pelo uso de atividades, elemento centralizador e orientador na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico” (CREFITO-3).
    As áreas de desempenho são amplas categorias de atividade humana que fazem parte tipicamente da vida cotidiana. Elas são atividades da vida diária, atividades de trabalho e produtividade, e atividades de lazer ou recreação. (...)
                                              GALLEGA (2001) define os objetivos fundamentais da Terapia Ocupacional: a promoção da qualidade de vida, a autonomia e aindependência do indivíduo, tanto no seu desempenho funcional quanto ocupacional.

Atividade Terapêutica

                   O diferencial nesta profissão é o uso da ATIVIDADE TERAPÊUTICA. Essas atividades podem ser: físicas, lúdicas, pedagógicas, artesanais, treino para independência pessoal, para o trabalho, dentre outros. Por exemplo, pintura, desenho, jogos, teatro, treino de AVD e AVP e etc.
                   Cabe ressaltar que essas atividades são especificas para cada paciente e irá ajudar as pessoas a alcançarem seu nível máximo de funcionalidade e independência.
                                 
Atividades da Vida Diária (AVD) e Atividade da Vida Prática (AVP)

                  O terapeuta ocupacional é o responsável por avaliar e trabalhar as Atividades da Vida Diárias (AVD´s) e as Atividades da Vida Prática (AVP´s). As AVD´s incluem as atividades alimentares, vestuários e higiene e as AVP´s está associada ao lazer, brincar e trabalho.

Como é a Atuação ?
   
                 O terapeuta ocupacional avalia as funções do individuo (Física, Psicológica e Social), identifica suas dificuldades e limitações e desenvolve um programa de atividade.
                 O processo terapêutico ocupacional baseia-se na relação estabelecida entre o terapeuta ocupacional, o paciente e a atividade, utilizando uma análise das atividades para que se alcance os objetivos propostos para o tratamento. 

Diagnósticos Indicados:

* Acidente Vascular Cerebral – AVC
*Alzheimer
* Parkinson
* Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor
*Autismo
* Bebês de alto-risco
* Deficiente Mental
* Deficiente Visual
* Depressão
*Dificuldade Aprendizagem
* Dificuldade de Memória
* Doenças Neurológicas
*L.E.R
* Paralisia Cerebral (PC)
*Síndromes Genéticas (Síndrome de Down, Rett...)
* Transtornos Mentais

Profissionais
 
                 A terapia ocupacional, como sendo uma profissão da área da saúde atua em conjunto com os profissionais de diversas áreas, tais como: clinico geral, pediatra, psiquiatra, geriatria, neurologista (adulto e infantil), ortopedista (adulto e infantil), fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicóloga.
                 Podendo oferecer ao paciente uma abrangência global às suas necessidades, seja sob seus aspectos físicos, biológicos, mentais ou sociais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário