Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de maio de 2011

TERAPIA OCUPACIONAL NA UTI NEONATAL

           O hospital não é um ambiente ideal para bebês, e hoje em dia os profissionais são muito técnicos e é justamente aí que se abre um espaço para a atuação da Terapeuta Ocupacional. Criar um espaço mais adequado e assim não tratar os neonatos como números.
      Este, na UTI Neonatal tem como prioridade o respeito ao recém-nascido,adaptando e melhorando sua chegada ao mundo, para isso utilizamos técnicas como: contenção do bebê, estimulação visual, porque para o bebê está é a primeira forma que ele entra em contato, como barriga, rosto do médico, rosto e seios da mãe, então isso o remete ao prazer, logo fica relaxado e sem o stress normal de uma UTI, onde se mexe muito com a criança, faz-se muitas intervenções, vira-se o bebê de várias formas, geralmente fica solto e sem roupas na incubadora, a luz intensa irritativa e a porta ou mesmo campainha que toca, enfim, um conjunto de acontecimentos que estressa e irrita o bebê.
         Os bebês podem apresentar atrasos ou mesmo, serem prejudicados mentalmente por estarem expostos a tantos estímulos assustadores e desnecessários. O método canguru que nós terapeutas ocupacionais usamos com os bebês e mães é um tipo de assistência neonatal que implica contato pele a pele precoce, entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, permitindo, dessa forma, uma participação maior dos pais no cuidado ao recém-nascido.
       
Os objetivos dos Terapeutas Ocupacionais é visar o atendimento humanizado e tecnicamente capaz ao bebê e sua família dentro da Unidade Neonatal e que pode se estender após a alta; Estimular a prática do aleitamento materno e cuidados de higiene; avaliar o crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor, diagnosticando precocemente os desvios, seqüelas e situações clínicas de risco, identificando as que necessitem de intervenção; possibilitar alta hospitalar precoce; realizar avaliações do crescimento,do desenvolvimento motor e cognitivo, visual,  estimulação precoce, não esquecendo de estimular principalmente o vínculo mãe-bebê. Os terapeutas ocupacionais também fazem o encaminhamento para outros serviços de reabilitação, quando necessários.
                
         "  Proteger, estimular de maneira terapêutica é proporcionar um desenvolvimento prazeroso para este ser tão indefeso é sua maior recompensa". 


                                       Canguru materno,reduz dor de recém-nascidos prematuros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário