Total de visualizações de página

sábado, 18 de junho de 2011

Dicas para parar de fumar!

 



  Marque uma data: o melhor é parar na data escolhida. Parar aos poucos e não cumprir as metas estabelecidas pode fazer com que a pessoa fique mais ansiosa e passe a fumar mais... se a opção for a parada gradual, o ideal é reduzir o número de cigarros por dia, fumando menos a cada 24 hs.


  




Mantenha o cigarro longe: parece óbvio, mas não é. De acordo com os especialistas, muitas pessoas fumam no "piloto automático", sem estar de fato com uma vontade. Manter cigarro ,isqueiro e cinzeiro a uma boa distância ajuda o fumante a não cair na armadilha.


  





     Aguente firme na hora da fissura:  a fissura é a vontade intensa      de fumar que dura cerca de 5 minutos. Nessa hora, tente se          distrair com alguma coisa. Beber água gelada, comer frutas a        baixas temperaturas ou até chupar um cubo de gelo ajudam o        fumante nessa hora.
  










  Escove os dentes após as refeições: O gosto da comida na                boca em geral faz com que as pessoas tenham vontade de 
 fumar após a refeição. A ordem é: em vez de sair para fumar                vá ao banheiro e escove os dentes.



  

Evite bebida alcoólica: o álcool faz com que a nicotina seja eliminada de forma mais rápida pelo organismo, o que estimula o fumante a querer repor rapidamente essa perda. Além disso, beber faz as pessoas naturalmente perderem o controle, o que pode fazer com que tenham uma recaída. 



                                                       


 Faça exercícios físicos: caminhar, fazer alongamentos ou            outros exercícios faz com que o fumante perceba a                      possibilidade de entrar em uma vida mais saudável. À                medida, que o fumo diminui, você vai perceber  melhora do        fôlego e sentir prazer em se exercitar.




   




 Cuidado com a dieta: especialistas dizem que é normal                ganhar até 2kg após deixar de fumar, porque o paladar                melhora com o fim do tabagismo. Mas isso não é desculpa          para exagerar no prato e ficar exposto a um  outro problema        grave de saúde: a obesidade.  Não coma mais do que de            costume e evite doces e alimentos gordurosos.





 Controle a ansiedade:o cigarro acaba funcionando como uma   "muleta" que as pessoas usam para lidar com situações              emocionais e afetivas.  A tarefa é difícil, mas o ideal é                  controlar a  ansiedade e resolver as dificuldades mais                  racionalmente.







Dê um presente para si mesmo: guarde o dinheiro que você      gastaria com os maços de cigarro e compre algo legal para        você ou para alguém querido(a). O aspecto financeiro é um        estímulo para quem quer parar de fumar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário