Total de visualizações de página

domingo, 28 de agosto de 2011

Tiques, cacoetes, barulhos com a garganta, repetição de palavras…entenda a síndrome de Tourette

  Você deve conhecer ou já ter visto alguém com um tique incontrolável…que faz sons com a garganta de forma incompreensível…ou que repete palavras sem nenhuma razão. Não estamos falando de loucura. Trata-se da síndrome de Tourette (ou síndrome de Gilles de la Tourette – SGT).
  O Tourette, um transtorno neurológico que atinge 1% da população mundial, faz com que a pessoa emita sons pela garganta, repita palavras e desenvolva tiques motores de forma involuntária. Sem controle, não consegue e não sabe como parar.  A pessoa faz, por exemplo, movimentos repetitivos com os olhos, braços e boca, repuxa a cabeça, entorta o pescoço, faz caretas, pula, toca em pessoas ou coisas, estala os dedos, solta sons sem sentido, tosse, funga, suspira, estala a língua, repete ou pronuncia palavras involuntariamente e, em alguns casos, fala até palavrões ou obscenidades.  Não é possível escolher o que se fala ou gesticula. Acontece sem querer. O portador de Tourette até consegue controlar os tiques por algum tempo, mas geralmente eles voltam num acesso forte em seguida. Quando nervosa ou ansiosa, a pessoa potencializa os impulsos. Com a descarga de adrenalina, os tiques podem piorar. 
Como diagnosticar?
   Os sinais da síndrome começam a ser percebidos por volta dos seis, sete anos. Em muitos casos, a doença permanece na fase adulta.
  Por falta de compreensão e conhecimento, grande parte dos portadores da síndrome de Tourette são discriminados ou sofrem bullying, principalmente na infância. Os movimentos e gestos estranhos chamam a atenção. Assim surgem os apelidos, as piadas, agressões e, com eles, a ansiedade, baixa auto-estima, insônia, diminuição do rendimento escolar e timidez. Com a idade, a tendência é que os tiques diminuam de variedade e intensidade, atrapalhando pouco ou nada a vida da pessoa.
  O diagnóstico da Tourette é feito pela observação dos sinais e pelo histórico do surgimento dos sintomas. Nenhum exame de sangue, imagem ou qualquer outro tipo estabelece o diagnóstico da síndrome.  No entanto, o médico pode solicitar alguma investigação complementar (EEG, tomografia ou certas análises sanguíneas) para descartar outras doenças que podem apresentar sintomas semelhantes.  A causa da Tourette é desconhecida, mas sabe-se que há influência de fatores genéticos e neurobiológicos.
 
O tratamento

  Ainda não há cura para a síndrome de Tourette, mas existem várias maneiras de controlá-la. Os tratamentos incluem terapia comportamental, medicações diárias e estimulação profunda do cérebro. A escolha do tipo de tratamento varia conforme o paciente e o quanto a síndrome afeta sua vida.
 
  O diagnóstico e tratamento precoces são essenciais, a fim de reduzir ou evitar possíveis consequências psicológicas e na vida social do paciente.





2 comentários:

  1. Respostas
    1. Eiii Rodrigo, eu gostaria muito de te indicar um filme! Ele Conta a história da vida de um garoto de apox 6 anos, que tem uma sindrome nada comum (Sindrome de Tourette, e que nos ensina como reagir diante de uma dificuldade como superar todos os limites e barreiras impostas pelos problemas. Se ainda não viu vale muito apena ver!
      https://www.youtube.com/watch?v=q6bLLKT1Wv4

      Excluir