Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Contribuição da Terapia Ocupacional em dores na coluna

   Escoliose dupla é um desvio sé­rio na coluna, este dano é provo­cado por dois vícios rotineiros de postura: carregar mochila com excesso de peso e usar sal­to alto diariamente.
   Este é um desvio, entre tantos outros problemas provocados pela postura inadequada – ações que todo mundo realiza todos os dias e nem sempre percebe que são prejudiciais.
  Quando a pessoa pratica em ex­cesso, esses hábitos podem re­sultar em alterações de postura e dores fortes. A dor na coluna, por exemplo, é a segunda prin­cipal queixa nos consultórios médicos - só fica atrás dos pro­blemas cardíacos. E, normal­mente, ela é causada pela pos­tura errada.
   Segundo o ortopedista Sérgio Zylbersztejn, presidente do Co­mitê de Coluna da SBOT (So­ciedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), 80% dos adultos terão dor na coluna por causa da má postura pelo menos um dia na vida. As princi­pais dores acontecem na colu­na lombar, seguida da cervical.
   Os Fisioterapeutas, diz que a postura erra­da pode ser considerada um problema de saúde pública, já que, em muitos casos, é por causa de problemas ocasiona­dos pela má postura que as pes­soas precisam de tratamentos prolongados e de afastamento do trabalho
   Mui­tas pessoas têm vícios posturais e não percebem, quando pro­curam ajuda, já estão com algu­ma alteração muscular. A me­lhor maneira de prevenir pro­blemas de postura é educar as pessoas,e isso deve ser feito ainda na infância. Os problemas ósseos demoram meses ou anos para aparecer, mas as dores musculares apa­recem menos de 24 horas de­pois de uma postura errada. 
     O tratamento com a Terapia Ocupacional 

    O tratamento é mais orientações e confecção de órteses e ou utensílios para auxiliar nas atividades de vida diária e ou deambulação. Primeiramente, inicia-se com a orientação do paciente, é fundamental que o paciente compreenda a doença, e aprenda o que deve fazer para evitar danos à articulação. É importante que o indivíduo mantenha boa saúde geral, elimine os fatores de risco, especialmente o excesso de peso, reduzindo a sobrecarga mecânica sobre as articulações, exercite-se e, acima de tudo, reconheça a sua própria responsabilidade no controle do tratamento.
   
15 posições corriqueiras que, quando se tornam freqüentes, podem causar doenças:
  
  - Dirigir com o braço esticado

    O banco não deve estar to­talmente para trás e os bra­ços não devem ficar nem completamente esticados nem totalmente flexionados, pois, apesar de não provocar problemas na coluna, essa posição pode levar a infla­mação dos músculos e dos tendões dos ombros. A pos­tura ideal é manter o banco com uma inclinação de 110graus e ficar com os cotove­los levemente flexionados. 

   - Sentar em cima da perna (em forma de 4)
  De acordo com os ortope­distas, essa é uma posição inadequada porque exige um esforço extra da co­luna. Apesar do conforto ini­cial, a perna pode ter cãibra, com o tempo, essa posição pode levar ao encurtamento da musculatura da coxa.
 - Pisar torto para dentro ou para fora
  Pessoas que têm altera­ções na pisada podem sofrer problemas nos joelhos, no quadril e, consequentemen­te, na coluna. Quando há desgaste desigual na sola do sapato significa que o ponto de gravidade mudou, o que pode causar dores nas costas e alterações na postura.
 - Ver TV deitado de lado no sofá
  Trata-se de outra posição inadequada, pois normal­mente o braço do sofá é mui­to alto e serve como apoio para o pescoço, o que deixa a coluna totalmente torta. Is­so pode causar dores muscu­lares na região do pescoço, semelhantes ao torcicolo, além de dor no meio das cos­tas e na região lombar. O ideal é ver TV sentado ou em poltronas reclináveis (que apoiam a coluna inteira).
 - Carregar a mochila pesada em um ombro só
   Erro de postura observado frequentemente em crianças e adolescentes, essa posição faz com que o peso da mochi­la seja colocado apenas sobre um dos ombros, o que pode provocar uma alteração pos­tural chamada escoliose (desvio lateral inadequado da coluna). O uso correto da mochila é com alças bilaterais, na frente ou nas costas.
 - Apoiar os cotovelos na mesa
  O hábito de manter os co­tovelos apoiados na mesa, especialmente durante reu­niões, além de escurecer e engrossar a pele, pode pro­vocar uma bursite (inflamação crônica na bursa, que é um tipo de almofada que fica entre o osso e a pele). Em ca­sos de inflamações crônicas, pode ser necessário fazer tratamento cirúrgico.
 - Ler deitado na cama
  É uma das piores posturas para a coluna, normalmente, as pessoas dobram o tra­vesseiro e se deitam, perma­necendo com o queixo para a frente (quase encostado no peito), Esse apoio não é abrangente para a coluna co­mo um todo, o que contribui para dores nas costas. Se­gundo ortopedistas, o ideal é ler com um apoio triangular para as costas pa­ra minimizar o esforço.
 - Digitar com os braços suspensos
  Deixar a cadeira e a mesa em uma altura adequada é fundamental para evitar que os braços fiquem suspensos durante a digitação. O hábito de digitar sem apoio pode provocar tendinites ou bur­sites no ombro. O antebraço deve estar apoiado no braço da ca­deira ou na mesa. A digitação deve ser feita usando o pulso e os dedos, pois, quanto mais suspensos os braços, maior o risco de dor e de inflamação.
 - Levantar peso sem flexionar os joelhos
  Quando a pessoa se abaixa sem dobrar os joelhos para carregar algum objeto, preci­sa fazer um impulso para voltar, isso atinge a coluna. O correto é abaixar-se flexio­nando os joelhos, assim o impulso para a volta é reali­zado com a força dos múscu­los das pernas, e não com os músculos das costas. Se o movimento for errado, a co­luna pode "travar".
 - Sentar com a perna cruzada
   Ficar muito tempo sen­tado com a perna cruzada não é adequado porque pode provocar dormência e ten­são na região dos culotes. Lo­go, pode causar dores mus­culares ou até uma bursite no quadril.       Além disso, o pe­so de uma perna em cima da outra também pode aumen­tar as dores no quadril.
 - Dormir com dois travesseiros
  Hábito bastante comum entre adultos, mas isso pode pro­vocar um desconforto seme­lhante ao de ler deitado na cama. Os travesseiros ficam muito altos e a coluna não fi­ca completamente acomo­dada, pode provocar torcico­los e dores musculares. Se for dormir com dois traves­seiros, o ideal é usar um de espuma bem fino por baixo e um de penas e mais flexível por cima, para que eles se moldem ao pescoço.
 - Apoiar o telefone entre o ombro e o pescoço
  O fato de a pessoa ficar com o pescoço inclinado e com os ombros elevados pa­ra segurar o telefone força a musculatura, provocando dores musculares e torcico­lo. Se essa posição for repe­titiva, pode acontecer um encurtamento da musculatura e o pescoço fica duro (sofre contratura muscular).
 - Jogar videogame com pernas"de Índio"
  Essa é uma postura muito comum entre crianças e adolescen­tes. O problema de ficar mui­to tempo sentado com as pernas cruzadas é que a musculatura da coxa fica tensa e os ombros ficam caí­dos para frente. A repetição pode provocar dores nos joe­lhos e hipercifose na coluna.
 - Usar sandália com salto - alto diariamente
  A altura ideal do salto não deve ultrapassar 5 cm, aci­ma disso, há uma alteração de postura porque a pessoa precisa manter o equilíbrio na parte anterior do pé. Quanto maior o salto, maior o peso na parte anterior do pé, pois isso encurta a muscula­tura da panturrilha de ma­neira crônica e o corpo se acostuma à postura errada, o que pode provocar altera­ções posturais importantes.
 - Sentar em cadeira escolar com braço
  A car­teira escolar deve ser ergo­nômica (de preferência, com mesa e cadeira ajustáveis). Cadeiras com braço forçam uma inclinação ruim da co­luna para o lado, deixando-a torta. Como o uso dessas ca­deiras é diário, aumenta-se o risco de dores nas costas e de disfunção postural.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário