Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Diabetes

   É uma disfunção do metabolismo, ou seja, do jeito com que o organismo usa a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia. A maioria das comidas que comemos é quebrada em partículas de glicose, um tipo de açúcar que fica no sangue., esta substância é o principal combustível para o corpo.
  Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. No entanto, para que a glicose possa adentrar as células, ela precisa da ajuda de uma outra substância, a insulina. 
   A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, uma grande glândula localizada atrás do estômago. Quando nos alimentamos, o pâncreas produz automaticamente a quantidade certa de insulina necessária para mover a glicose do sangue para as células do corpo. Nas pessoas com diabetes, porém, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida. O que acontece? A glicose do sangue vai direto para a urina sem que o corpo se aproveite dela. Ou então fica no sangue, aumenta o que se chama de glicemia (concentração de glicose) e também não é aproveitada pelas células. Deste modo, o corpo perde sua principal fonte de combustível, pois há glicose no sangue, mas ela não pode ser jogada fora sem ser utilizada. 
   As principais características desta doença são: hiperglicemia, ou seja, elevação da quantidade de glicose no sangue e glicosúria (presença de açúcar na urina).
   Entre os sintomas mais freqüentes, estão: aumento da freqüência em urinar, sede exagerada, apetite exagerado, perda de peso, coceiras e doenças na pele, inflamações dos nervos, etc. 
  
    Os tipos existentes de diabetes, são:

 - Diabetes do tipo 1;
 - Diabetes do tipo 2; e
 - Diabetes gestacional.

    Diabetes tipo 1 - este tipo de diabetes é uma doença auto-imune. Isto significa que o sistema que seria responsável por defender o corpo de infecções (o sistema imunológico) atua de forma contrária e acaba lutando contra uma parte do próprio organismo. No diabetes, por exemplo, o sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, matando-as. Assim, este órgão passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Por conta disso, quem tem diabetes do tipo 1 deve tomar insulina todos os dias. Os mais acometidos por este tipo são crianças e adolescentes.

Diabetes do tipo 2 - esta é a forma mais comum do diabetes, entre 90% a 95% das pessoas que são diagnosticadas com esta doença, tem o tipo 2. Este diabetes está associada à velhice, obesidade, histórico da moléstia na família e de diabetes gestacional, além do sedentarismo. Nada menos do que 80% das pessoas que têm diabetes tipo 2 estão acima do peso ideal. Sua maior incidência se dá entre os adultos. 
    Por causa do aumento da obesidade entre crianças e adolescentes, já que as dietas de hoje em dia não são nada saudáveis, esta doença tem aumentando nestas faixas etárias. Nesta doença, quase sempre o pâncreas produz a quantidade suficiente de insulina, mas, por razões desconhecidas, o corpo não consegue utilizar esta substância de forma efetiva. A este problema dá-se o nome de resistência à insulina. Depois de alguns anos de resistência, a produção desta substância acaba diminuindo. O resultado é o mesmo de diabetes do tipo 1: a glicose produzida na digestão não é utilizada como combustível pelo corpo. 
   Este tipo de diabetes pode causar sérias complicações, por isso, é muito importante reconhecer os sintomas desta doença. Eles desenvolvem-se de forma gradual, ao contrário do que ocorre na do tipo 1, pois não aparecem repentinamente. Mas podem ser bastante parecidos e são reflexos do aumento da quantidade de açúcar no sangue:
 
 - Cansaço extremo
 - Náusea
 - Aumento da quantidade de urina
 - Sede além do normal
 - Perda de peso
 - Visão embaçada
 - Infecções freqüentes

Há outros sintomas menos freqüentes e mais graves:
 - Dificuldade de curar cortes e machucados
 - Coceira na pele (geralmente na área vaginal ou da virilha)
 - Perda da visão
 - Impotência

Algumas pessoas, no entanto, não apresentam sintomas.

Diabetes gestacional  - é uma doença caracterizada pelo aumento do nível de açúcar no sangue que aparece pela primeira vez na gravidez, este problema acontece em cerca de 4% das mulheres que ficam grávidas. Ela pode desaparecer depois do parto ou transformar-se num diabetes do tipo 2. 

   Por ter esta deficiência na produção de insulina, o diabético deve evitar doces, massas (pois estas ao serem metabolizadas dentro de nosso organismo são transformadas em glicose), bebidas alcoólicas, etc. É importante que o diabético sempre controle sua alimentação, pois agindo assim, conseguirá levar uma vida com menos riscos de ser acometido pelas complicações tão comuns aos portadores de diabetes. 

  Temos o livro TERAPIA OCUPACIONAL - UMA CONTRIBUIÇÃO AO PACIENTE DIABÉTICO, da autora Regina Célia Toscano Costa

Sinopse 
   Terapia Ocupacional - Uma Contribuição ao Paciente Diabético têm como objetivo apresentar o trabalho preventivo que a Terapia Ocupacional pode oferecer ao paciente diabético. Esse trabalho diz respeito aos cuidados que devem ser dispensados aos pés, a fim de evitar a perda de sensibilidade plantar em virtude da neuropatia. Com textos simples e claro, o livro aborda a influência da diabetes no cotidiano de seus portadores, a importância da avaliação do risco do pé diabético e o papel do Terapeuta Ocupacional no tratamento desse paciente, tudo para melhorar sua qualidade de vida e colocá-lo de volta às atividades de vida diária.
    Entrem o link abaixo os interessados, está com um preço ótimo e accessível 
    http://www.rubio.com.br/descricao.asp?cod_livro=RE7531 

Um comentário:

  1. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp .......... + 2347081986098 .

    ResponderExcluir