Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Terapia Ocupacional e inclusão social

   Primeiramente, a inclusão social começa em casa, pois muitas vezes a pessoa com alguma deficiência física, mental, afetivo é colocada de "lado", ou seja, como se ela não fizesse parte da família. Logo, começa no âmbito escolar e/ou trabalho pois são diversas ações possíveis para o Terapeuta Ocupacional, desde a estruturação da escola e/ou trabalho em relação a rampas suaves para facilitar o acesso da pessoa com deficiência física, pisos antiderrapantes, portas largas, corrimões, sanitários acessíveis e cadeiras de rodas adaptadas de preferência, uso de pranchas de comunicação alternativa, confeccionadas de acordo com as necessidades do individuo, adaptações específicas, como engrossadores de lápis e giz de cera, adaptação de jogos, adaptação do próprio material pessoal e pedagógico e da confecção de suportes para livros e cadernos, assim como dentre outras diversas coisas. 
   O Terapeuta Ocupacional também fará uso de atendimentos clínicos no sentido de serem trabalhadas questões relacionadas a coordenação motora fina, grossa e global, noções temporais e espaciais, memória atenção, estimulação precoce e visual, dentre outras coisas.
  Nem sempre o trabalho do Terapeuta Ocupacional tem que estar ligado aos níveis de funcionalidade e independência, pois o mais importante é a atenção, ou seja, o lado afetivo por parte do Terapeuta Ocupacional e a sua sensibilidade em poder ler muitas vezes através de linhas muito sútis ou até mesmo imaginárias que um indivíduo com deficiência realmente precisa dele.
  Mas infelizmente ainda há um grande desconhecimento e até mesmo descaso por parte de algumas pessoas em achar que o trabalho do Terapeuta Ocupacional é fazer caixinhas de papelão, pintar vasinhos ou dizer às pessoas: “hoje você pode fazer o que quiser”, no sentido de “hoje não estou afim de perder meu tempo com você”.
  Mas mal sabem essas pessoas que o fato de você olhar para uma pessoa som deficiência e dizer: HOJE VOCÊ PODE FAZER O QUE QUISER, significa: “ESTOU AQUI COM MEU CORAÇÃO ABERTO ESPERANDO QUE VOCÊ PEGUE AQUILO QUE VOCÊ NECESSITA, PARA QUE JUNTOS ALCANCEMOS O NOSSO OBJETIVO”.
  E para que isso aconteça, tudo é uma questão de confiança e tempo, não é do dia para a noite que se consegue conquistar a confiança de uma pessoa.

E como diz em Eclesiastes 3:1: “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.”

Ou seja: Pessoas são como borboletas ao vento... algumas voam rápido... algumas voam pausadamente... mas todas voam do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, cada uma é linda e cada uma é especial."

Nenhum comentário:

Postar um comentário